Últimas notícias

06/06/2008 14:20:00

Monociclos invadem mercado de motos

O OneCycle e o Embrio são veículos de apenas um eixo que utilizam os sistemas dos segways

OneCycle, equilíbrio total

Mais

A indústria de motocicletas está a cada dia apresentando novas tecnologias e modelos que chamam a atenção por onde passam. Uma nova tendência que aparece é a dos monociclos, veículos que apresentam apenas um eixo. Dotados com o mesmo sistema dos segways, que permite ao piloto se manter estável a todo momento, essas máquinas são uma soma de tecnologia e praticidade.

Por exemplo, o OneCycle, apresentado no Salão de Toronto, foi desenhado por um jovem canadense de 18 anos e surpreende pela agilidade como reage aos comandos. Com rodas paralelas, é movido à eletricidade e se move conforme a inclinação do piloto, pode alcançar a velocidade de 65 km/h.

Já o Embrio, fabricado pelo Bombardier, tem propulsão de hidrogênio e é fabricado com materiais super-leves. A empresa ganhou prêmios internacionais com o modelo. Com apenas uma roda, o monociclo se comporta de maneira parecida com uma motocicleta tradicional. Quando se movimenta em baixa velocidade, duas pequenas rodas dianteiras servem de apoio.

Segways

O segway é conhecido como um meio de transporte pessoal que funciona com o auto-equilíbrio do condutor. Seu objetivo é ser usado em trechos de curtas distâncias e em locais de circulação de pessoas, mesmo junto aos pedestres.

O veículo permite que o condutor movimente-se com segurança e precisão para frente ou para trás, com a inclinação do corpo. Isso é possível devido à tecnologia denominada “Estabilização Dinâmica”. Um conjunto de giroscópios e micro-processadores reproduzem a percepção de equilíbrio do labirinto do ser humano, possibilitando a aceleração das rodas com a simples projeção do corpo para frente ou para trás.

E vocês leitores, comprariam um monociclo ou segway?

Rafael Miotto

Imagens motociclismo.es/divulgação

Interação

Comentários

Rubens , em 25/02/2009 - 15:35

Somente pensaria na ipótese de me utilizar de um equipamento desses se fosse revisto todo o comportamento das motos em nosso trânsito e passasem a respeitar as regras a elas impostas. É urgente uma atitude racional em relção as motos que já são um pr...

Wellington Siqueira da Silva , em 07/08/2008 - 01:06

Fala sério. A motocicleta com seus dois eixos já oferece risco considerável em caso de acidente, colisão ,etc., esse veículo de um só eixo então, não transpira o mínimo de confiança...não mesmo!!!

Enquete

Você compraria um monociclo ou um segway?

Não
Sim