Últimas notícias

08/03/2012 17:51:00

Abraciclo: produção e vendas em baixa

A maior dificuldade em conseguir crédito se refletiu nos números da indústria de motocicletas. Produção e vendas caíram, enquanto as exportações cresceram

Linha de montagem Honda

Mais

O mês de fevereiro não foi positivo para o segmento de duas rodas no Brasil. O setor dá indícios de sofrer influência da maior dificuldade na obtenção de crédito para a compra de motocicletas. De acordo com dados da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, tanto vendas como produção caíram no mês passado.

As vendas no atacado apresentaram queda de 9,8% na comparação com o mesmo mês de 2011, com 149 029 unidades. Com relação a janeiro, a diminuição foi de 3,7%. A produção de motocicletas acompanhou o cenário. Em fevereiro saíram das linhas de montagem 153 113 unidades, volume 10,5% inferior ao mesmo período do ano passado. No confronto com o mês imediatamente anterior, a queda foi de 13,5%.

Roberto Akiyama, presidente da entidade, comenta: “Uma relativa queda já era esperada, decorrência da menor quantidade de dias úteis, reflexo do Carnaval, mas mesmo quando consideramos apenas as vendas diárias (7 844), podemos notar uma significativa redução, de 5,1%, em relação a fevereiro do ano anterior (8 262). Acreditamos que esta baixa seja uma resposta do mercado a maior dificuldade do consumidor em conseguir liberação de crédito”.

As vendas externas, contudo, seguem em ascensão e apresentam uma recuperação em comparação com o desempenho de 2011. Com 8 737 unidades, as exportações avançaram 76,1% sobre fevereiro de 2011. Se comparado a janeiro, a alta é de 29,3%.

Redação Motociclismo / Derkian Mendes

Imagens Arquivo

Interação

Comentários